Fique por Dentro
DST AIDS Câncer de mama Câncer de colo do útero Câncer de próstata Tuberculose Hanseniase Hepatite Dengue Planejamento Familiar Pré-natal Aborto Drogas Sexualidade
Tuberculose
O que é?
Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
O Que causa?
Causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Como se transmite?
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Como se transmite?
A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa através do ar.

Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
A tuberculose tem cura?
Apesar de ser uma doença grave, a tuberculose cura em praticamente todos os casos, se tratada corretamente.
Como tratar?
O esquema atual de tratamento consiste no uso de 3 antibióticos: Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida, que devem ser usados sem interrupção. Outros esquemas, podem ser utilizados dependendo do caso. è importante assinalar que o tratamento tem duração de, no mínimo, 6 meses. Logo nos primeiros meses de tratamento o paciente se sente bem melhor, mas só deve parar de tomar a medicação quando seu médico lhe der alta. O tratamento completo é a única forma de curar a tuberculose e é gratuito nos Centros de Saúde.
Como se prevenir?
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas (a tuberculose não se transmite por fômites e objetos. Cuidado para não agravar os estigmas). Manter uma boa ventilação na casa, deixando as janelas abertas para o ar circular, permitindo a entrada do sol. Todo paciente com tuberculose pulmonar, ao tossir, deve ter cuidado de cobrir a boca e o nariz com lenço ou papel higiênico, dificultando dessa maneira que os bacilos contaminem outras pessoas.

A contaminação e o desenvolvimento da doença dependem de vários fatores:
  • A Imunidade de cada um
  • O tempo que o doente convive com essas pessoas
  • A ventilação dos cômodos onde vive o doente
  • A quantidade de bacilos que o doente está eliminando

Por esse motivo, é muito importante que todas as pessoas que moram com um paciente portador de tuberculose procurem o Centro de Saúde para uma consulta.
Exames para saber se tem tuberculose
O exame do escarro é o mais importante para se saber o diagnóstico de certeza de tuberculose.
Exames
Radiografia de tórax em um caso de tuberculose pulmonar
A radiografia do tórax auxilia o médico a suspeitar do diagnóstico de tuberculose e permite obsevar as características e a extensão da doença.

Exame Radiológico

Classificação do exame radiológico:
  • Normal – os que não apresentam imagens patológicas nos campos pleuro-pulmonares;
  • Seqüela – os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais;
  • Suspeito – os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose;
  • Outras doenças – os que apresentam imagens sugestivas de pneumopatias não-tuberculosa (infecções bacterianas, micoses, abcessos ou neoplasias).
Situação da doença no Brasil
O Brasil é um dos quinze países do mundo que mais tem casos de tuberculose.

Na cidade o Rio de Janeiro ocorrem em torno de nove mil casos desta doença a cada ano.

A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil, que juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, albergam 80% dos casos mundiais da doença.

No Brasil estima-se que ocorram 129.000 casos por ano

São notificados cerca de 90.000 casos por ano.

Em 1998 o coeficiente de mortalidade foi de 3,5 por 100.000 habitantes.
Informações para viajantes
Certifique-se da necessidade de vacinar-se contra a tuberculose e procure evitar locais de grandes aglomerações, especialmente em recintos fechados.