Fique por Dentro
DST AIDS Câncer de mama Câncer de colo do útero Câncer de próstata Tuberculose Hanseniase Hepatite Dengue Planejamento Familiar Pré-natal Aborto Drogas Sexualidade
Câncer de Mama

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal

Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. È possível preveni-lo através de exames periódicos.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

SINTOMAS E FATORES DE RISCO

O sintoma do câncer de mama já localmente detectável ao exame físico é o aparecimento de nódulo ou caroço no seio, com ou sem irritação e dor no local, alterações no formato das mamas, caroços nos seios ou axilas, feridas ao redor do mamilo e secreções.
As causas de câncer de mama são ainda desconhecidas. O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa. Outro fator de risco que está relacionado a este câncer é a menopausa tardia (além dos 50 anos, em média) que está associada a uma maior incidência, assim como a primeira gravidez após os 30 anos de idade.
Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, e o tabagismo, que geram um aumento do risco de câncer de mama.

COMO PREVENIR

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama é o AUTO-EXAME, mas não substitui o exame clínico feito pelo médico.

O exame clínico, quando realizado por um médico ou enfermeiro treinado, é capaz de detectar tumores superficiais de pequeno volume (1cm). Ele deve ser realizado anualmente, e o médico indicará a necessidade de mamografia.

O rastreamento do câncer de mama feito pela mamografia, com periodicidade de um a três anos, reduz significativamente a mortalidade em mulheres de 50 a 70 anos. As mulheres nesta faixa etária devem submeter-se ao exame anual ou semestral, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.

O auto-exame das mamas visa estimular o cuidado da mulher com o seu próprio corpo e deve ser realizado regularmente no período entre os exames clínicos das mamas. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais ou está amamentando o auto-exame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, como por exemplo, todo dia 15. Conhecendo sua mama, ela pode notar qualquer alteração.

DIAGNOSTICO

A palpação das mamas não é suficiente para o médico ter certeza absoluta do diagnóstico. São necessários alguns exames:

  • A Mamografia é um tipo especial de radiografia. Ela permite diagnosticar tumores antes de serem palpáveis.
  • A Ultrasonografia avalia e tira dúvidas quanto a consistência de um tumor: se é sólido ou se contém líquido.
  • A Biópsia pode ser feita por punção, através de uma agulha fina ou por cirurgia com anestesia local, que retira o tumor para exame microscópio.

O diagnóstico do câncer é feito através do auto-exame pela paciente, dos exames periódicos pelo médico, dos exames complementares e da biópsia.

Como realizar o auto-exame

AS MULHERES DEVEM ESTAR ALERTAS PARA AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES:

  • As mamas nem sempre são rigorosamente iguais.
  • O auto-exame não substitui o exame clínico de rotina, que deve ser anual.
  • A presença de um nódulo mamário não é obrigatoriamente indicadora de neoplasia (câncer): na maior parte dos casos, eles são benignos
  • Em 90% dos casos é a própria mulher quem descobre alterações em sua mama.
  • O diagnóstico precoce do câncer de mama, já salvou a vida de milhares de mulheres em todo o mundo.
  • Amamentar os filhos também protege a mulher do câncer de mama
  • A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro